10 estratégias de marketing para pequenas empresas que realmente funcionam

10 estratégias de marketing para pequenas empresas que realmente funcionam

Evite as armadilhas do marketing de pequenas empresas e alcance objetivos de longo prazo escolhendo as estratégias certas.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, sabe que o marketing pode ser difícil. Parece que todo mundo está competindo por atenção, e é difícil se destacar da multidão. Mas não se preocupe: aqui estão 10 estratégias de marketing para pequenas empresas que funcionam.

 

1. Saiba como segmentar seu público

Quando se trata de comercializar sua pequena empresa, é essencial segmentar o público certo. Ao desenvolver uma estratégia que se concentre no seu cliente ideal, você poderá alcançar mais pessoas que provavelmente estarão interessadas no que você tem a oferecer.

Então, como você vai fazer isso? Aqui estão algumas dicas para segmentar seu público de forma eficaz:

  • Conheça o seu mercado alvo
  • Defina seu nicho
  • Pesquise sua concorrência
  • Crie personas de comprador
  • Usar dados demográficos
  • Segmente seu público
  • Adapte sua mensagem
  • Não se esqueça do marketing offline

 

2. Aproveite o marketing por Cold e-mail

Quando se trata de marketing para pequenas empresas, o cold e-mail é uma das estratégias mais eficazes. É uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial que podem não estar familiarizados com sua empresa. Aqui estão algumas dicas para usar o cold email para comercializar sua pequena empresa:

  • Comece criando uma lista de clientes em potencial.
  • Pesquise as empresas que você deseja atingir e descubra quem são os tomadores de decisão.
  • Elabore um e-mail personalizado que apresente sua empresa e explique por que você acha que eles seriam adequados para seus produtos ou serviços.
  • Envie o e-mail e faça o acompanhamento com telefonemas, se necessário.
  • Acompanhe seus resultados e ajuste sua estratégia conforme necessário.

 

3. Anuncie sua empresa online

Quando se trata de anunciar seu negócio, existem várias estratégias diferentes que você pode usar. No entanto, nem todas essas estratégias serão eficazes para o seu negócio. Para encontrar a melhor estratégia de marketing para sua pequena empresa, você precisa fazer algumas pesquisas e experimentar algumas táticas diferentes.

Uma das táticas de marketing online mais populares é a publicidade nas redes sociais. Isso envolve o uso de plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn para promover seu negócio. Você pode criar anúncios direcionados a dados demográficos específicos ou simplesmente postar sobre sua empresa em sua página de mídia social.

Outra estratégia popular de marketing online é a otimização de mecanismos de busca (SEO). Isso envolve otimizar seu site para que ele apareça mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Existem muitas técnicas de SEO diferentes que você pode usar, e é importante escolher as certas para o seu negócio.

Se você tiver um orçamento limitado, considere usar ferramentas de marketing online como Google AdWords ou Facebook Ads. Essas ferramentas permitem que você segmente públicos específicos com seus anúncios, o que pode ajudar você a economizar dinheiro em custos de publicidade.

 

4. Use influenciadores para aumentar a conscientização

Quando se trata de comercializar sua pequena empresa, você não pode ignorar o poder dos influenciadores. Influenciadores são indivíduos com um grande número de seguidores online que podem influenciar as opiniões de seus seguidores. Em outras palavras, se um influenciador promove seu produto ou serviço, é provável que seus seguidores percebam.

Existem várias maneiras de trabalhar com influenciadores para aumentar a conscientização sobre sua pequena empresa. Uma opção é entrar em contato diretamente com eles e pedir que promovam seu produto ou serviço. Outra opção é fazer parceria com uma agência de marketing de influenciadores que possa conectar você a influenciadores que sejam adequados para sua marca.

 

5. Conecte-se com empresas locais

Uma das melhores maneiras de comercializar sua pequena empresa é se conectar com empresas locais. Quando você faz parceria com outras empresas em sua área, você pode compartilhar recursos e promover uns aos outros para seus clientes. Você também pode colaborar em iniciativas e eventos de marketing.

Para se conectar com empresas locais, comece fazendo networking com outros proprietários de empresas em sua comunidade. Participe de eventos de negócios e participe de fóruns e grupos on-line que se concentram na colaboração de negócios locais. Você também pode entrar em contato diretamente com empresas locais e se oferecer para colaborar.

 

7. Ofereça incentivos e descontos

Isso pode ser na forma de uma porcentagem de desconto em seus produtos ou serviços ou até mesmo um item gratuito na compra. Você também pode oferecer programas de fidelidade, que dão recompensas aos clientes pela continuidade do patrocínio. Seja qual for o incentivo ou desconto que você escolher oferecer, certifique-se de que seja algo que seus clientes achem valioso.

 

8. Crie uma lista de e-mail

Construir uma lista de e-mail não é difícil. Não leva muito tempo ou habilidades especiais para fazer, e uma vez feito, você economiza muito tempo no futuro. Aqui estão algumas ideias para construir seus assinantes iniciais de newsletter:

  • Ofereça algo valioso (e geralmente gratuito) como um white paper, eBook, webinar gratuito ou código de cupom para se juntar à sua lista de e-mails
  • Peça às pessoas que preenchem determinados formulários em seu site que optem por receber atualizações suas por e-mail
  • Use as mídias sociais para postar sobre o quão animado você está com o lançamento de seus novos produtos/serviços e compartilhe onde se inscrever para eles usando links que levam diretamente ao formulário de inscrição
  • Inclua um formulário de inscrição em todas as páginas do seu site e postagens do blog

 

9. Invista em otimização de mecanismos de busca (SEO)

SEO é o processo de otimizar seu site para o Google e outros mecanismos de busca. Ao investir em SEO, você pode melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa e atrair mais visitantes.

 

10. Blog sobre as últimas tendências e eventos relacionados ao seu nicho de negócios

Os blogs são uma ótima maneira de se conectar com os clientes e compartilhar informações sobre sua empresa.

Quando você escreve sobre as últimas tendências, notícias e eventos relacionados ao seu nicho de negócios, os clientes em potencial podem saber mais sobre você e o que você oferece. Isso pode ajudá-lo a atrair novos clientes e criar confiança com os clientes existentes.