Palestrante palestrando

Saiba se sua empresa precisa de treinamento interno

Sua empresa precisa de um treinamento comercial?

Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, empresas brasileiras dedicam em média pouco mais de 15 horas para o aprimoramento profissional de seus colaboradores por ano. 

Um número extremamente baixo. Ainda mais quando comparado a outros países, como os Estados Unidos que tem a cultura de treinamentos bem desenvolvida nas empresas. 

Por aqui, muitas organizações não levam a sério a importância e benefícios de realizar treinamentos, ações de desenvolvimento, palestras e workshops para seus funcionários.

O que muitos empresários e gestores não percebem é que não investir em aprimoramento profissional é deixar de apostar no crescimento da própria empresa. Isso porque, treinamentos são capazes de aumentar  a produtividade, resultados e, consequentemente, lucro das organizações. 

Muitos dos problemas internos de uma empresa podem ser rapidamente resolvidos com treinamentos. Mas, palestras e aulas desinteressantes ou que não agregam em nada aos colaboradores, não ajudam!

Ou seja, fazer por fazer não dá resultados. Quando os treinamentos são feitos com seriedade e focamos em determinado problema interno, os resultados são facilmente perceptíveis. 

É sempre bom proporcionar treinamentos para os funcionários, mas especialmente quando há alguma falha, desafio ou dificuldade para o bom desempenho das equipes. Você sabe como identificar quando a empresa está precisando de um processo de desenvolvimento?

Entenda os principais sintomas de uma equipe destreinada. Confira as vantagens dos treinamentos e como fazê-los!   

Quem pode solicitar um treinamento?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que não é apenas o setor de Recursos Humanos que pode propor e proporcionar treinamentos aos colaboradores. 

Embora seja uma tarefa desse setor, gestores e líderes de outras áreas podem solicitar ações de desenvolvimento para suas equipes – afinal, talvez esses profissionais saibam mais das necessidades do grupo do que outro departamento. 

Realizar e ir atrás dos recursos para colocar essas ações em prática pode ser uma função apenas do RH, depende das empresas. Mas, todos os colaboradores e líderes podem propor, sugerir e pedir alguns treinamentos.

Então, caso perceba com as nossas dicas a seguir que algo pode ser melhorado ou que a equipe está precisando ser treinada, solicite treinamentos.

Como identificar que a equipe comercial está precisando de treinamento

A equipe de vendas de uma organização é uma das que mais necessitam de treinamentos constantes. Isso porque, os vendedores são responsáveis por se relacionar com consumidores, trazem mais clientes e geram resultados para as empresas.

O setor comercial, muitas vezes, é responsável pelo crescimento do negócio e sua consolidação no mercado. Ou seja, é uma área fundamental que merece muita atenção interna. 

Então, treinar e capacitar esses profissionais é de extrema importância para os resultados e lucratividade de toda organização. Confira os sinais de quando esse setor precisa de treinamentos.

As metas não estão sendo batidas? 

As metas são essenciais no setores de vendas para estabelecer a quantidade de novos clientes, por exemplo, a empresa espera que cada vendedor traga. Assim, é possível fazer uma previsão de vendas e de crescimento para o mês e motivar os colaboradores.

Quando essas metas não são atingidas constantemente, mês após mês, há algo de errado. Pode ser que as metas estejam exageradas, o comportamento do consumidor está mudando ou até mesmo uma falha no fluxo de trabalho interno.

Nesse último caso, o vendedor pode estar com dificuldades, muitos estão pecando na hora da negociação, os profissionais não sabem as técnicas de vendas mais adequadas para aquele público-alvo, entre outras diversas possibilidades. 

Muitas reclamações de clientes

Mais do que vender, os vendedores precisam proporcionar uma ótima experiência de compra para os consumidores. É preciso simpatia, conhecimento, técnicas de negociação, empatia, respeito e muitos outros atributos.

Caso os clientes estejam reclamando desse atendimento, o ideal é promover um treinamento comercial focado no relacionamento com o público. Muitas pessoas deixam de comprar algo pelo atendimento que teve na loja ou empresa.

Então, é importante focar em treinamentos para o desenvolvimento desse aspecto, dado que interfere diretamente nos resultados que a empresa tem. 

Adesão de novos processos

Quando há algum processo, equipamento ou serviços novos, é preciso fazer treinamentos para ensinar os colaboradores a usá-los corretamente. Assim, a empresa não perde tempo com erros e retrabalho. 

O treinamento nesses casos é ainda mais importante, dado que tempo – no setor de vendas – é dinheiro!

Importância dos treinamentos internos

A maioria dos casos podem ser resolvidos com treinamentos. Proporcionar aulas, cursos, palestras e workshops aos funcionários desse setor é uma ótima maneira de ensinar novas técnicas de vendas, aprofundar o conhecimento dessas pessoas em negociação, treinar o atendimento ao cliente na prática e diversas outras ações que vão aprimorar o trabalho da equipe. 

Isso é: vai diminuir as falhas, aumentar a produtividade, proporcionar mais conhecimento aos colaboradores e contribuir para um time de alta performance e cheio de talentos. 

Investir em treinamentos é investir no crescimento e rendimento dos colaboradores e – consequentemente – da empresa. Não é um detalhe, um diferencial, é uma necessidade competitiva.

Como fazer? Existem empresas especializadas em vendas que oferecem cursos, palestras e aulas exclusivas para organizações que precisam treinar suas equipes. 

É uma maneira rápida e prática de treinar os colaboradores, dado que ao contratá-las, essas empresas produzem o material e vão até o local ou fazem por videoconferência. É uma ótima alternativa!