A música preenche a nossa vida, envolvemo-nos com ela, geramos emoções em nós e proporcionamos uma banda sonora para momentos importantes do nosso dia a dia mas… como funciona a indústria da música? O que está por trás das músicas, artistas e bandas? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a indústria musical.
Por trás do caráter puro e artístico da música está o comercial. A partir do momento que é comercializada se torna um produto, logo, a música acaba sendo um negócio . Por tudo quando falamos da indústria da música nos referimos a um campo vasto e interessante que abrange todos os agentes e todas as engrenagens que trabalham para a música ser um negócio.
DEFINIÇÃO:
Entendemos a indústria da música como aquela composta por todos os agentes, sejam empresas ou indivíduos, que ganham dinheiro criando, divulgando ou vendendo música. Portanto, trata-se de um grupo de pessoas que vive da criação e exploração da propriedade intelectual musical.
Inclui, por exemplo, compositores e letristas que criam canções, letras e arranjos que são executados ao vivo no palco, gravados e distribuídos aos consumidores ou licenciados para qualquer outro tipo de uso. Mas também temos que falar sobre a equipe relacionada à promoção, gestão , produção ou distribuição dela. Claro que também falaremos sobre a indústria musical do autor, intérprete ou grupo.
COMO FUNCIONA A INDÚSTRIA DA MÚSICA?
A indústria da música é um sistema muito complexo porque abrange diferentes organizações, firmas e indivíduos . Além disso, durante as primeiras décadas do século 21, ele passou por muitas mudanças dramáticas, especialmente como consequência do surgimento da pirataria e da música na mídia eletrônica, e não na física. Apesar das variações, a maioria dos participantes da indústria musical continua a cumprir suas funções tradicionais , vamos ver o que são!
FUNÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO MUSICAL:
- Principalmente envolvidos: cantores ou artistas, instrumentistas, editores, gravadoras, promotores, gerentes, distribuidores e varejistas.
- Composição: canções c ternais partes instrumentais e outras composições criadas por compositores ou escritores musicais, portanto, são propriedade deles, embora sejam frequentemente vendidas.
- Gravações: criadas por todos os tipos de artistas onde cantores e músicos (incluindo músicos de sessão) se destacam, bem como grupos musicais. Mas nestes casos, a ajuda e orientação do produtor e do engenheiro de som costumam contar.
- Mídia: como CDs ou vinis clássicos, vendidos por varejistas e pertencentes aos consumidores após a compra. Neste ponto, o papel desempenhado tanto pelos distribuidores como pelas empresas ou entidades que se encarregam da difusão, comercialização, publicidade e marketing, em muitos casos são as mesmas gravadoras.
- Emissão, trilha sonora e transmissão: estamos falando de casos em que a gravação é uma transmissão.
- Música ao vivo: onde intervém tanto o promotor como é ele quem reúne o artista e o dono do espaço. É responsável pela elaboração dos contratos. Também existem agências contratantes que fazem o mesmo, pois são elas que apresentam o artista aos promotores e são elas que fazem negócios e agendam as apresentações.
- Artista, representação e gerenciamento de pessoal: grandes artistas costumam contratar várias pessoas de diferentes áreas e setores para ajudá-los em suas carreiras. Por exemplo, o gerente supervisiona todos os aspectos da carreira de um artista em troca de uma porcentagem de seus ganhos. Outro caso poderia ser o de um advogado do show business que auxilia artistas, entre outras coisas, nos detalhes de seus contratos e com as gravadoras …
PROCESSOS DA INDÚSTRIA MUSICAL
CRIAÇÃO
Esta é a fase inicial, onde é o músico que se encarrega de sua realização e de sua proposta musical. Nesta primeira fase, a indústria da música como tal não entra em jogo, pois cabe ao artista procurar os meios necessários para gravar uma demo, sem ela não é possível avançar no caminho da comercialização final. Se não houver criador ou propostas, não há música ou negócios.
CONTRATO-INVESTIMENTO
Assim que os músicos apresentam sua demo e ela é aceita por uma empresa, o processo de contratação é iniciado . Neste ponto, ambas as partes devem decidir se regravam o álbum inteiro ou se o existente pode ser melhorado por meio de uma remasterização.
Além disso, será estabelecido se o contrato será temporário ou pela quantidade de materiais cadastrais … Nele são definidos os percentuais e os acordos legais das duas partes . Assim começa o investimento direto da gravadora e, portanto, o início da indústria da música como tal.
EDIÇÃO
Uma vez estabelecidos os acordos, é realizada a edição sonora e visual do produto. Em muitos casos, o material é gravado novamente mas com a figura de um produtor musical, que poderia atuar como arranjador do artista, modificando o que parece pertinente para os fins da companhia. Também é comum que seja modificado a partir da demo inicial dos artistas, remasterizando-o.
Uma vez que o material sonoro está pronto, ele está pronto para seu processo de layout , no qual a empresa ou o artista recorrem a designers gráficos, que buscam agregar valor estético à capa, contracapa, interiores e disco, por meio de gráficos visualmente impactantes. e adequado ao conteúdo musical.
PRODUÇÃO
Depois de aprovado pelos envolvidos, o produto segue para a atividade industrial e tradicional da cadeia , onde o produto final passa por um processo de produção em escala. De acordo com a tiragem acordada em contrato, são feitas as cópias do disco e as cópias . Nessa fase, também é considerada a embalagem do produto, primeiro individualmente e depois em conjunto para passar à próxima etapa do processo.
DISTRIBUIÇÃO
Na forma tradicional off-line, o produto embalado é movimentado através de serviços de entrega próprios ou externos, chegando assim aos diferentes pontos de venda que possuem acordos de distribuição com a gravadora.
No formulário online, são utilizados os formatos de compressão como .mp3 e WAV , que são distribuídos nas diferentes plataformas de vendas pela Internet.
MARKETING E PUBLICIDADE
Uma vez que o produto está nos pontos de venda, ele é comercializado, ou seja, a venda do material. O preço e os percentuais de acordos são previamente definidos com a etiqueta e plataformas de vendas.
Nesse ponto, é estabelecida uma estratégia de promoção e publicidade, que busca atingir potenciais consumidores do material , ora por meio de cartazes, flyers, outdoors, revistas, páginas da web, programas de rádio e televisão, etc.
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