Qual é o sistema mais seguro Android ou iOS?

8
Qual é o sistema mais seguro Android ou iOS

Qual é o sistema mais seguro Android ou iOS? | Se você estiver comprando um novo smartphone, provavelmente estará procurando o melhor e mais seguro sistema operacional para seu novo dispositivo. Embora o Android possa ter o nome global mais estabelecido, o iOS ainda é o sistema operacional mais popular para usuários de smartphones.

O último estudo conduzido pela empresa Avast Security, analisou dois milhões de aplicativos para avaliar a segurança do sistema operacional. Os resultados mostraram que o Android é muito mais seguro do que o iOS.

Após a introdução do sistema operacional do Google em 2008, o Android tornou-se o sistema operacional mais usado no mundo. Mais de um bilhão de dispositivos Android estavam em uso em 2018, com a próxima maior fatia do mercado vindo do iOS da Apple em cerca de 14% da fatia do mercado global.

Ouvi funcionários da Apple expressarem suas frustrações com a segurança do Android e tive muitas conversas com funcionários do Google sobre o registro de segurança da Apple. O Android percorreu um longo caminho nos últimos anos, e espero mais do Google agora que o Google não é mais sua empresa-mãe. Veja a seguir o que a Tudo Max Fm trouxe sobre o assunto.

Qual é o sistema mais seguro Android ou iOS?

Tanto o Android quanto o iOS têm seus altos e baixos quando se trata de segurança, com o iOS tendo um histórico mais longo e uma base de usuários um pouco maior.

Entretanto, depois de realizar a pesquisa, os pesquisadores da Avast descobriram que 90% dos aplicativos testados para vulnerabilidade ainda são vulneráveis à ameaça mais atual, que também é a fraqueza do Android.

Segurança

O Android tem mais vulnerabilidades de segurança, mais do dobro das da Apple, mas a taxa de adoção do Android ainda é maior, o que é uma pena, pois a segurança do Android vem ganhando mais tração e os usuários estão lentamente aprendendo sobre os desafios que ele apresenta para usuários e empresas”.

O Google anunciou o lançamento de sua própria loja de aplicativos chamada Android Apps Vault em janeiro, que fornece uma maneira mais fácil de monitorar e gerenciar a segurança de um aplicativo.

Assim, embora o Android tenha uma base de usuários muito maior, não está claro quantos desses usuários usam as versões mais recentes do sistema operacional. Vale ressaltar também que embora a segurança do Android vs Apple Security seja boa para o iOS, não é ótima para o Android.

Embora o Google tenha sido o fabricante líder do Android, o iOS da Apple tem mostrado um crescimento significativo nos últimos dois anos e o superou em termos de participação de mercado em muitos mercados europeus.

É muito tentador comparar estas empresas. Há muitos casos de que você não quer se preocupar com a segurança em seu dispositivo móvel e a maneira correta de alcançar a segurança é usar chips de segurança de hardware. As características de segurança do Android, como Smart Lock e USB Lock, são incríveis, mas muitas vezes são subótimas.

Os telefones Pixel do Google fazem coisas excelentes com recursos de segurança como os mencionados acima, mas eu também espero que a Loja Play do Google tenha algum tipo de relatório de reputação sobre os aplicativos nela contidos. Se o relatório de segurança de um aplicativo estiver vermelho, é provável que eu pense duas vezes antes de usá-lo. Esse não é o caso da Apple App Store. Muitos aplicativos que claramente falharam a verificação de segurança ainda estão na App Store.

Aplicativos Pré-Instalados

Outro exemplo de competição de segurança é quando os dispositivos Android às vezes têm aplicativos pré-instalados que têm pouca segurança, ou pior, nenhuma segurança. Os dispositivos Apple conseguem o melhor dos dois mundos porque sua segurança é tão robusta e voltada para o usuário.

A Apple faz muito trabalho para educar seus usuários sobre o que são as melhores práticas de segurança e, cada vez mais, eles estão comprando. Embora eu respeite o Google por não limitar o tipo de plataforma em que seus parceiros OEM podem operar, é lamentável que o foco na segurança de nível de dispositivo seja tão pobre no Android.

Acho que uma das maiores razões para a disparidade de segurança entre as duas empresas vem da maneira como elas abordam mercados como empresas, educação e assistência médica. Cada empresa está tentando alcançar coisas semelhantes, mas o foco está em lugares totalmente diferentes. Na Apple, a segurança é a principal preocupação.

Prioridades da cada Empresa

As APIs e SDKs foram feitas para a segurança, e a Apple emprega a maioria dos engenheiros e empresas mais preocupados com a segurança na indústria. A Apple paga mais a seus engenheiros e os recompensa mais se eles se concentrarem na segurança e durante muito tempo, a segurança foi integrada em todos os aspectos do sistema.

Tem sido dito que é mais fácil obter a segurança correta do que obter um produto a tempo, e essa é a razão pela qual tantos produtos Apple, incluindo os últimos modelos do MacBook Pro e iPhone, são adiados. O novo MacBook Pro está no mercado há apenas alguns meses e os telefones estão sempre atrasados.

O Google, por outro lado, não dá quase tanta ênfase à segurança. A segurança não é a maior prioridade para o Google. Embora a plataforma do Google seja muito mais segura do que qualquer coisa que a Apple esteja fazendo, o Google ainda se preocupa em vender hardware e software. O Google vende o sistema operacional e permite que os OEMs e as operadoras vendam produtos com base em suas especificações.

O resultado é um sistema operacional bastante brando e sem inspiração. Muitos acham que o Google se esforça para tornar seu sistema operacional móvel difícil de usar, e as notificações nos dispositivos Android podem ser feias. Além disso, os OEMs constroem telefones para Android e não dão muita importância ao que os usuários realmente precisam ou querem, e do lado do usuário, muitas preocupações de segurança são varridas para debaixo do tapete.

A interface iOS no iPad é na verdade muito parecida com a de um telefone. A forma como os telefones Android funcionam no pico de desempenho não é nada parecida com a forma como o iOS deve funcionar. Minha experiência pessoal com o uso do Android tem sido que ele está com mais fome de energia do que o iOS.

A última área onde Google e Apple são diferentes é quando se trata de privacidade. O Google torna os dados coletados pelo Android acessíveis aos OEMs e também pode reter uma cópia dos dados por um período de tempo pré-determinado para fins tais como diagnósticos.

Conclusão

Qual é o sistema mais seguro Android ou iOS? Veja que nenhum sistema operacional é perfeito e cabe a cada empresa priorizar o que oferece mais retorno dentro do seu atrativo principal.

Outro ponto citado é o perfil do consumidor. Muitos preferem ter um smartphone não tão seguro contanto que a memória e a qualidade da câmera seja superior as versões anteriores. Espero que com esse artigo tenha minimizado as suas maiores indagações. Um grande abraço e não deixe de acompanhar as últimas postagens sobre tecnologia.

Artigo escrito por Wats GP