Saiba mais sobre a profissão operador de empilhadeira

5
Operador de empilhadeiras

Em quais áreas um operador de empilhadeira pode trabalhar?

Ao contrário do que muitos imaginam, um operador de empilhadeira tem diversas responsabilidades e pode atuar em diferentes áreas de trabalho. São profissionais capacitados, treinados e experientes na movimentação de cargas. 

Um operador de empilhadeira é o profissional responsável por manusear esse equipamento. Existe uma grande procura por essa profissão, dado que as empilhadeiras são aparelhos extremamente úteis em diversos setores. 

As empilhadeiras tornaram-se equipamentos quase que essenciais para muitas empresas, é uma ferramenta muito utilizada para ajudar na movimentação de materiais, organização e logística dentro das organizações. 

Com essa máquina, a rotina dos funcionários se torna mais produtiva e segura. Além de que os produtos carregados sofrem menos riscos de quebras e possíveis danos. Essas máquinas atuam – principalmente – no carregamento, armazenamento, recebimento e descarga de materiais.

A alta procura por operadores de empilhadeira se dá pela importância da máquina para alguns serviços e a necessidade de profissionais capacitados para operá-las. Não é todo mundo que pode manusear equipamentos como esse. 

As empilhadeiras são mais complexas do que parece e se forem operadas por profissionais pouco experientes, podem representar risco aos materiais e a outras pessoas que estiverem no local.

Os operadores dessa máquina são extremamente necessários dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte. São vistos em diferentes segmentos, até mesmo em aeroportos. 

Entenda a seguir, tudo sobre essa profissão e a importância desses profissionais no mercado de trabalho. É um serviço operacional que tem grande impacto nas atividades das corporações. 

Qual o serviço de um operador de empilhadeiras

Um operador de empilhadeira não é responsável apenas por dirigir a máquina ou carregar paletes de um lado ao outro. Esses profissionais são também responsáveis por transportar, manusear, armazenar e movimentar cargas, produtos e materiais. 

Esse profissional também deve alimentar a entrada, saída e movimentação interna das mercadorias de uma empresa e seu estoque. Além de manter as empilhadeiras em boas condições mecânicas de funcionamento, estar atento a falhas, solicitar manutenções e abastecimento, quando necessário.

Os operadores de empilhadeira podem atuar em segmentos variados, como metalúrgico, alimentício, supermercados, setor de plástico, construção civil, transporte, em aeroportos, logística, entre outros. 

Os principais serviços requisitados para esses profissionais são operações dentro de almoxarifado, expedição e produção, movimentação de produtos químicos, cargas perecíveis, chapas e tubos de aço, e outros materiais que  podem causar acidentes graves.

 O que um bom operador de empilhadeiras deve ter

Empilhadeiras são máquinas de alta performance. Desta forma, o operador deve utilizar o veículo de forma responsável, com conhecimento técnico e treinamento. É preciso de um olhar minucioso sobre as cargas e locais onde serão colocadas. 

Imagine que algum material – que costuma ser muito pesado – cai da máquina. O dano para a carga é grande, mas o perigo de ferir outras pessoas é ainda maior. Para manusear uma empilhadeira, é preciso de uma formação técnica, então um bom profissional nessa área deve ter um bom certificado de cursos. 

O operador de empilhadeiras deve seguir todas as normas de segurança. Inclusive, a legislação trabalhista exige que os trabalhadores que operam empilhadeiras recebam treinamentos relacionados à segurança na operação de equipamentos de transporte, conforme definido na Norma Regulamentadora 11. 

Após a conclusão do treinamento e o profissional estiver capacitado, ele recebe um cartão de identificação que tem validade de 1 ano. Após esse prazo, é necessário revalidar a autorização por meio de um exame médico conforme as NR 7 e NR 11.

Além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), habilitada para a categoria B (carro), é claro. Então, esses profissionais devem ter CNH, uma formação técnica e treinamentos constantes. 

Se deseja ser um operador de empilhadeira, o mercado é amplo, se capacite para trabalhar na área. Se estiver em busca de um bom operador, já sabe o que procurar em seu currículo. 

Importância dos operadores de empilhadeira

Com as empilhadeiras, esses profissionais otimizam processos internos, aumentam a velocidade dos serviços e evitam acidentes com cargas. Os operadores de empilhadeiras são extremamente importantes para a execução precisa dos movimentos com a máquina. 

Além de garantirem segurança e um trabalho cuidadoso, minucioso e ágil para as operações. Esses profissionais, muitas vezes, trabalham em meio a outras pessoas, como em supermercados. 

Nesse segmento, em determinados momentos, há empilhadeiras funcionando em meio aos clientes. Por isso, os operadores precisam ser treinados, capacitados e são extremamente importantes. 

Eles protegem a carga, máquina, própria segurança e a outras vidas.