Cursos de Google ADS

4 melhores cursos de Google ADS

O Google ADS, é a plataforma de anúncios que pertence ao Google, desse modo, os anúncios visualizados na rede de display, na rede de pesquisa, em aplicativos e no Youtube, fazem parte dos principais anúncios do Google ADS. Por isso, se você precisa se aprofundar no assunto e na produção de anúncios, os cursos de Google ADS são essenciais para você.

A primeira versão do Google ADS, chegou ao mercado nos anos 2000, e desde que apareceu, tem sido a mais utilizada e isso se deve a entrega de resultados apresentada por ela, como também, as possibilidades ofertada ao usuário e muito mais.

Sendo assim, se você quer conhecer mais sobre o Google ADS, suas funcionalidades, os principais tipos de anúncios, entre outros, continue lendo o artigo.

De que se trata o Google ADS?

O Google ADS, substituiu o Google AdWords e desde que chegou ao mercado em 2000, lidera o mesmo.

O Google Ads pode ser definido como a plataforma de anúncios, que pertence ao Google e que oferta aos usuários, possibilidades de serem destaque na internet, ou seja, pagam pelos serviços do Google Ads, e recebem uma audiência qualificada, que tem relação com o segmento de negócio do cliente.

Desse modo, através das palavras-chaves e cookies, quem vai anunciar consegue definir o local ideal para anunciar.

Por sua importância, existem cursos de Google ADS, para ensinar a utilizar as ferramentas e a plataforma.

As quatro formas principais de anunciar do Google Ads, são:

Anúncios exibidos no YouTube

Nos anúncios exibidos no YouTube, o contratante pode escolher o público-alvo, de acordo com o sexo, idade, interesses, local e outros, assim como, pode produzir campanhas para serem propagadas no YouTube.

De acordo com o YouTube, o contratante só paga pelo anúncio quando o usuário interage com ele, ou seja, é visto até o fim.

Anúncios exibidos rede de pesquisa

Os anúncios na rede de pesquisa, são aqueles exibidos quando um usuário realiza uma pesquisa específica e são definidos de acordo com as palavras-chaves. Eles são destaques no início e no final da Search Engine Results Page (SERP), e são indicados com uma legenda de anúncio.

O contratante, paga por cliques no link, e é útil para captar pessoas que procuram por soluções específicas, como serviços e produtos.

Anúncios exibidos em aplicativos

Os anúncios exibidos em aplicativos, é destinado a donos de aplicativos, que pretendem elevar o alcance com a plataforma do Google. O aplicativo ou negócio pode ser promovido, para usuários de Android ou iOS.

Anúncios exibidos rede de display

Os anúncios exibidos na rede de display, aparecem em páginas de notícias, websites, páginas de blogs, e em conjunto integram a Rede de Display do Google, que tem um alcance de 90% dos usuários da internet mundial.

Os anúncios gráficos tem opções notáveis para segmentação, remarketing, informações demográficas e palavras-chave. 

Há outras formas de utilizar a publicidade gráfica:

  • Aplicativo: Os anúncios que são visualizados em aplicativos para dispositivos móveis;
  • Texto: Os anúncios são em formato de “caixa de texto” e partes como descrição, URL, nome da empresa e  título, integram esses anúncios;
  • Banner: Os anúncios são gráficos, e há possibilidades, pode ser animações,  imagens,  layouts personalizados,  elementos interativos e outros;
  • Gmail: Os anúncios são personalizados no Gmail, além de serem vistos na caixa de entrada dos usuários.

Como funciona o Google Ads?

Os anunciantes pagam ao Google Ads para ter publicidade, ou melhor, cliques. Porém, o anúncio também precisa ter qualidade para estar no Ad Rank.

Como funciona o Ad Rank?

O Ad Rank, leva em conta o Índice de qualidade (IQ) vs Lance (CPC máximo).

Sendo assim, para estar nas melhores posições do Ad Rank, é necessário ter um bom índice de qualidade.

Como calcular o índice de qualidade?

Para calcular o Índice de qualidade, o Google realiza uma avaliação que varia entre 0 a 10, que juntamente com o lance, vai definir a posição do anúncio, para a segmentação determinada e palavra-chave.

Página de destino, CTR e Relevância, integram o índice de qualidade.

Passo a passo para criar uma conta no Google Ads

Inicialmente, é necessário acessar o https://ads.google.com, e selecionar a opção “Começar agora”. 

Feito isso, vai ser solicitado o email do Google, ao qual você deseja vincular a conta do Google Ads e seu site, clique em “continuar”, e o Google guiará você por uma configuração guiada para criar a conta no Ads.

Você precisa preencher com algumas informações e ajustar a primeira campanha teste (isso é opcional), para iniciar o uso do Google Ads.

Os passos incluem: Informações acerca da sua empresa; sua primeira campanha e pagamento.

Por que utilizar o Google Ads?

Resultados instantâneos

As técnicas de SEO e conteúdo, apresentam funcionalidade, mas nem sempre os resultados são instantâneos.

Mas, por meio do Google Ads, o anunciante configura uma campanha, e de imediato, capta novos visitantes qualificados, e obtém resultados.

Potencializar Landing Pages e fluxo de conversão

Antes de investir em ranqueamento, é necessário ter planejamento, para que os resultados sejam positivos. Desse modo, através do recursos do Adwords, verba para experimentar e construir Landing Pages, é possível elaborar testes para avaliar o impacto de variações de benefícios, ofertas, formatos da página, títulos e outros. 

Sendo assim, às vezes só é possível saber o que trará resultados, por meio de testes.

Encontrar o potencial das keywords para SEO

A orientação é que o anunciante, direcione o investimento do Google Ads para conversão, independente de ser geração de vendas ou Leads.

Assim você ganhará benefícios, além de poder testar a conversão das palavras chaves que mais apresentam resultados, de leads ou vendas, e ser mais efetivo na seleção de palavras chaves.

Captar clientes em potencial em todos os estágios do funil de vendas

Através do Google Ads, é possível fazer chegar ao usuário um anúncio, no momento em que ele está na busca por algo. Mas também, sabemos que há estágios do funil de vendas diferentes, desse modo, através do Google Ads é possível mapear ofertas e campanhas, destinadas aos diferentes estágios do funil.

Avaliar a conversão dos termos “(not provided)”

O Google oculta a palavra chave buscada pelo usuário, se o mesmo estiver logado a uma conta Google. Sendo assim, essas buscas ficam fixas no “not provided”. 

Então, para avaliar como se saiu as palavras chaves e a taxa de conversão das mesmas, é necessário contar com os relatórios de busca pagos.

Encontrar palavras chave novas

Apesar de acontecer uma pesquisa de palavra chave, antes de realizar uma campanha de SEO ou Google Ads, algumas palavras chaves ficam de fora, e outras vão aparecendo com o decorrer do tempo.

E normalmente, isso é constatado através dos relatórios de Analytics, os acesso por meio de busca orgânica e paga. Entretanto, devido ao “not provided”, será necessário recorrer ao Google Ads, para ter acesso a essas informações e relatórios.

Erros cometidos por iniciantes no Google Ads

Não planejar e nem determinar metas

Antes de tudo, é necessário elaborar um planejamento e determinar metas, comparando as informações anteriores, analisando o período, a sazonalidade e outros fatores.

Além disso, criar uma conta de maneira rápida pode resultar em campanhas com péssimos resultados.

Dedicar-se apenas ao fundo de funil

Cometer esse erro, está ligado com a falta de planejamento e definição de metas, pois ao não ter uma visão nítida dos objetivos, pula-se para o fundo de funil, ou seja, momento da venda, onde nem sempre os potenciais clientes estão prontos para comprar. 

Isso gera frustração, revisões constantes da campanha e mudanças que não ocorreriam, caso tivesse realizado o planejamento.

Outros erros 

  • Utilizar a ferramenta de administração de lances antes de ter informações suficientes; 
  • Não diversificar canais e apostar ano Ads apenas;
  • Desprezar as práticas recomendadas pelo Google; 
  • Não focar o anúncio no usuário, e sim no custo por clique;
  • Não mensurar resultados;
  • Não realizar os princípios básicas, e aguardar bons resultados;

Princípios básicas de Google Ads

Analisar a jornada de compra

Para criar campanhas próprias, é necessário seguir o modelo de Jornada de Compra, pois através delas, é possível separar os momentos onde produzem custos ou intenções diferentes.

Separe em três estágios, orientando o interesse norteando o comprador: O primeiro é a consciência, onde o usuário está buscando sobre um problema, o recomendado é elaborar campanhas com palavras genéricas; o segundo é a consideração, onde o usuário começa a buscar por marcas que possam solucionar seus problemas, o recomendado é investir em palavras com relação a sua marca; o terceiro é a decisão, o usuário procura por modelos específicos, o recomendado é investir em campanhas com palavras específicas ligadas ao produto.

Realizar anúncios focados

Realize anúncios focados em temas específicos e pequenos, separando as compras de palavras, e acrescente a palavra chave, duas ou três vezes no anúncio.

Assim, é possível corrigir pequenos erros.

Outros princípios

  • Não utilizar CPC otimizado, sem possuir informações suficientes;
  • Utilizar o espaço inteiro da campanha;
  • Utilizar diversas correspondências por palavras;
  • Não exibir palavras duplicadas.

Otimizações para campanhas

Horário e dia semanal

É necessário analisar seu mercado ou marca, para definir o melhor horário ou dia da semana de realização da campanha.

Acréscimo ou retirada de palavras

Às vezes, é necessário acrescentar ou retirar palavras chaves, e isso pode ser analisado através dos relatórios do Google Ads.

Segmentar Geograficamente

Devido a alguns contextos, é necessário segmentar o anúncio geograficamente.

4 Melhores cursos de Google ADS

Google Academy for Ads

O Google Academy for Ads, é um dos cursos de Google ADS, ofertado pelo próprio Google, funciona como uma espécie de treinamento, além de ser  gratuito.

Noções do Google ADS

O curso Noções do Google ADS, é um curso de Google ADS completo que ensina a utilizar o Google Ads e suas ferramentas.

Especialista em Métricas e Otimização de Resultados

O curso Especialista em Métricas e Otimização de Resultados, é um cursos de Google ADS completo sobre marketing digital, e inclui conhecimentos sobre o Google Ads.

Marketing digital para iniciantes

O Marketing digital para iniciantes, é um cursos de Google ADS básico, que inclui conhecimentos sobre o Google Ads.