O que pode causar traqueobronquite infecciosa canina?

O que pode causar traqueobronquite infecciosa canina?

Uma das principais características da traqueobronquite infecciosa canina é a tosse aguda entre os cachorros portadores dessa doença infectocontagiosa que afeta a respiração e as vias aéreas dos cães. Além disso, a traqueobronquite infecciosa canina é considerada altamente contagiosa para cachorros.

Sua origem tem ligação a agentes causadores que provocam a infecção respiratória nos peludos que causam outros sintomas que afetam a saúde dos cachorros portadores da traqueobronquite. Para saber mais sobre esta enfermidade, nos acompanhe neste artigo.

O que é a traqueobronquite infecciosa canina?

Como falamos, a traqueobronquite infecciosa canina trata-se de uma doença contagiosa que provoca infecção respiratória dando origem a uma tosse aguda e secreção naso-ocular. Além dessas características, ataca as vias aéreas superiores dos cães como laringe, traquéia e os brônquios do animal.

Além dessas manifestações, em alguns casos, a infecção pode provocar pneumonia no cão. Também é possível que o peludo se infecte com um agente causador, mas também há possibilidade de contraí-la por meio de mais de um causador. Sendo assim, o grau de riscos podem variar.

Quais os sintomas da doença?

Para identificar a traqueobronquite infecciosa canina, observe as manifestações que ela provoca para que o cão possa ser encaminhado o mais rápido possível para um hospital veterinário e assim ter acesso a atendimentos e tratamentos adequados para o quadro clínico do paciente. Por isso, confira os principais sintomas:

  • Secreção ocular;
  • Crises de tosses agudas;
  • Pneumonia;
  • Dificuldades em respirar;
  • Secreção nasal;
  • Febre persistente;
  • Debilitação;
  • Falta de disposição (fraqueza).

Caso identifique esses sintomas no seu parceiro de quatro patas, não demore em levá-lo para um hospital veterinário, pois o quanto antes ele receber um atendimento e tratamento, sua recuperação será mais rápida e o cão sofrerá bem menos com os efeitos da traqueobronquite infecciosa canina.

O que pode causar traqueobronquite infecciosa canina?

Segundo Médicos Veterinários, não há uma causa específica responsável por causar a traqueobronquite infecciosa canina. Mas há alguns agentes e condições de convívio dos cachorros que dão origem à infecção respiratória. Para saber os principais motivos, confira:

          AGENTES CAUSADORESCONVÍVIO COM CÃES INFECTADOS

Imunidade baixa dos cachorros;

Bactérias como a Bordetella Bronchiseptica – causa anormalidades respiratórias;

Uso de sondas (Em alguns casos);

Presença de vírus causadores nos cachorros.

Doença mais comum entre cães que vivem com outros cachorros em abrigos, hotéis, canis e petshops;

Contato direto com cães infectados;

Contato indireto por meio do ar, secreções ou objetos dos cães portadores da doença;

A Partir de duas semanas de vida ‘podem’ contrair a traqueobronquite.

Se o seu cão vive em um desses locais considerados de risco para proliferação da infecção, é um sinal de alerta e vigiar se há mudanças em seu comportamento, disposição e ocorrência em um dos sintomas relacionados à traqueobronquite.

Como tratar a doença?

A duração dos sintomas pode persistir conforme a gravidade das manifestações da infecção, pois em casos mais ‘leves’, o desconforto pode perdurar em torno de 4 dias a 3 semanas para inibir esses sinais e ter uma recuperação mais ágil. Segundo pesquisas,  uma das formas de tratamento é o uso de medicamentos orais, como antibióticos, que podem interromper a tosse e proliferação da bactéria Bronchiseptica.

Para reduzir os efeitos nocivos da patologia, garanta com prescrição médica para o seu amigo de quatro patas medicamentos manipulados da DrogaVET, pois somos referência no mercado farmacêutico veterinário com fórmulas manipuladas e apropriadas para diferentes condições e doenças que atacam os animais.

Quanto tempo demora para curar a traqueobronquite?

O período de incubação pode ser de 3 a 10 dias e o tempo de duração varia muito com o estado que o cão esteja. Ou seja, se há sintomas leves, o período é estimado de 4 dias a 3 semanas, sendo que, se o quadro clínico for mais grave, o tempo será mais longo.

E a recuperação pode ser tardia se não houver tratamento e uso de medicamentos e entre outros métodos com prescrições médicas que reduzem o desconforto e interrompem a persistência da presença dos agentes causadores da infecção canina.

Para o seu pet receber um tratamento de qualidade e com segurança, opte pelos nossos medicamentos DrogaVET. Somos conhecidos no mercado como uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil com o foco em medicamentos manipulados para o meio veterinário. Além disso, a saúde e o bem-estar do seu pet é a nossa preocupação.