Principais problemas causados nos pés

165
Principais problemas causados nos pés
Principais problemas causados nos pés

O que você faz para manter seus pés em boas condições? Muitas pessoas só começam a pensar em cuidar dos pés quando surgem as dores. O que pode ser tarde demais. Quanto mais a demora do tratamento, pior o pé vai ficando. Então fique atento!

Na maioria das vezes sabemos do problema mas não tomamos as devidas providências. Uma reclamação menor pode ter consequências graves e levar a problemas sérios nos pés ou no corpo.

 

1. Calcanhar dolorido 

Um calcanhar dolorido ocorre de maneiras diferentes. A queixa mais conhecida são os esporos do calcanhar, o famoso “esporão”. Outras queixas comuns são tendinite e calcaneodinia (pouco amortecimento). 

 

O osso do calcanhar tem funções importantes ao ficar em pé, caminhar e correr. As queixas de dor geralmente são na parte posterior ou inferior do calcanhar. 

 

Geralmente a dor acontece quando a pessoa acorda e quando coloca seu pé no chão a dor vem. Em geral, com queixas do calcanhar; quanto mais você continuar a reclamar, mais tempo levará para que ela passe. 

 

2. Pés chatos ou pés flácidos 

Os pés flácidos, mais conhecidos como pés chatos, é uma condição em que os arcos apresentam flacidez e faz com que os pés toquem completamente o chão. Os pés chatos são um “defeito” de nascença que afeta apenas cerca de 5% da população. 

 

Os pés planos em si geralmente não precisam ser um problema, até que surja uma pronação excessiva (os tornozelos dobram para dentro). A pronação excessiva, por outro lado, é comum, cerca de 50% a 60% da população sofre com ela. 

 

Pode ser causado por idade avançada, obesidade, sapatos ruins ou enfraquecimento dos músculos e do tecido do pé. A pronação excessiva faz com que a parte inferior da perna “gire”, os joelhos ficam sobrecarregados, sua pélvis pode se inclinar para dentro e problemas nas costas podem surgir!

 

3. Pés frios 

Pés frios são um fenômeno que acontece quando está frio. Especialmente as mulheres sofrem com isso. Uma boa parte das mulheres quase sempre tem pés frios. 

 

Na maioria dos casos, os pés frios são causados ​​por má circulação sanguínea. Os hormônios desempenham um papel importante na circulação sanguínea, razão pela qual as mulheres são mais propensas a sofrer de pés frios. 

 

Diabetes, reumatismo e doença de Raynaud também podem causar pés frios. Sapatos apertados também são um dos causadores e até mesmo os fumantes sofrem desse problema com mais frequência do que os que não fumam.

 

4. Pés suados 

Os corpos adultos podem produzir até meio litro de suor por dia. E é mais comum nos pés. A umidade criada durante a transpiração é inodora. O odor que cheiramos (chulé) é causado por bactérias e fungos. 

 

Bactérias e fungos crescem rapidamente em lugares úmidos e quentes, nesses ambientes há nutrientes suficientes para elas proliferarem. A causa do pé suado geralmente é usar calçados apertados. Certifique-se de que seus sapatos femininos servem bem e tente ao máximo usar materiais naturais como o couro! O couro tem boa absorção de umidade. 

 

5. Pés calejados 

Os pés com calos podem causar problemas graves. O calo é um espessamento da epiderme e ocorre em locais onde a pele entra em contato com pressão e fricção. 

 

Os calosidades são uma espécie de camada protetora que não danifica a epiderme. Muitos calos podem causar queimação e dor. Ficar muito tempo em pé, estar acima do peso e velhice, podem ser causas de muitos calos. 

 

Sapatos muito pequenos e também muito grandes podem causar calosidades. Como os sapatos não cabem corretamente, acaba criando atrito e pressão. Quando pressão é exercida em certos lugares exageradamente podem se formar calos, essa pressão pode ser causada pela posição errada do pé.

 

6. Pés doloridos durante ou após os exercícios 

Seus pés suportam todo o peso do corpo por quase toda vida. Essa pressão é muito maior durante o exercício. Atletas com queixas nos pés são mais propensos a ter que lidar com lesões, o que causa um desempenho menor durante os exercícios. 

 

Para evitar lesões, é necessário prestar bem atenção aos pés. Calçados esportivos com pouco amortecimento costumam ser a causa das dores. 

 

Se você costuma sentir dores nos músculos, nos joelhos, no quadril ou nas costas, provavelmente está lidando com a posição incorreta do pé ou com um padrão de marcha errada. Frequentemente, um padrão de marcha incorreto é causado por dor. Você assume uma posição diferente para aliviar a dor.

 

7. De dedo do pé

Ao caminhar, os dedos dos pés são extremamente importantes, pois eles proporcionam equilíbrio. Calçados apertados, dias quentes, e pressão nos pés, você já pode imaginar o que irá sair desse combo diário. As queixas mais importantes e mais comuns nos dedos são, dedo em martelo, que causa uma dor ao tentar movimentar. 

 

8. Pé cavo

O pé cavo é, na verdade, o oposto de um pé chato e ocorre em cerca de 10% da população. Com um pé cavo, você tem o arco extremamente alto muito mais do que o normal do que o normal. 

 

Os ligamentos da sola do pé e do tendão de Aquiles acabam ficando, extra apertados e puxam os dedos dos pés em uma posição tortuosa. O osso do calcanhar está, voltado para dentro, seus tornozelos inclinam-se um pouco para fora e acabam se entortando mais rapidamente. Como resultado da posição incorreta dos pés, pode surgir dor nos joelhos, quadril, costas e pescoço. Calos irritantes também podem ser o resultado de um pé cavo.