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Quais são os fatores de posicionamento do SEO?

Quais os fatores de ranqueamento de SEO? Essa é a pergunta de 1 milhão de reais no marketing digital. Todos querem saber, mas não há uma única resposta, como uma receita de sucesso.

Ninguém sabe ao certo quais são todos esses fatores. Na verdade, somente a Google conhece quais são eles, mas claro, não os divulga. A empresa disponibiliza um guia para iniciantes em SEO, mas este não traz uma fórmula mágica de como aparecer entre as primeiras posições.

A Google deixa claro que as dicas abordadas nele visam facilitar o trabalho dos mecanismos de pesquisa, que é rastrear, indexar e entender o conteúdo das páginas, aumentando suas chances de ser bem ranqueado.

Outro fator importante é que os fatores de posicionamento estão em constante evolução. A Google sempre os modifica, lança novas medidas, exclui outras, etc. Você deve estar se perguntando “se não há como saber, como as empresas praticam SEO?”

Especialistas em Marketing Digital, por meio de estudos, pesquisas e até mesmo informações do buscador, prevêem alguns desses fatores, como sites otimizados, conteúdos relevantes e outras medidas que melhoram a user experience – principal objetivo da Google. 

Estes, nós conseguimos e vamos te explicar o que são e como funcionam esses fatores. Mas antes será necessário entender mais sobre o que é SEO, posicionamento e como o buscador funciona. 

Acompanhe para saber tudo que precisa sobre SEO e comece a ter mais resultados na internet agora mesmo. É uma estratégia gratuita, com resultados comprovados. Vamos lá!

Quais são os fatores de rankeamento do Google? 

A Google é um dos buscadores mais utilizados no mundo – no Brasil, a esmagadora maioria das pessoas utilizam essa rede para fazer pesquisas todos os dias. Imagine quantas milhões de páginas e esse buscador tem.

O buscador Google reúne informações, segundo a própria empresa, de diferentes fontes, como páginas da Web, conteúdo enviado pelos usuários (como envios ao Google Meu Negócio e ao Google Maps),  livros digitalizados, bancos de dados públicos na Internet e muitas outras fontes

Então há milhões de páginas. Contudo, o buscador quer proporcionar a melhor experiência possível ao usuário – afinal, não quer perder visitas para outros buscadores, como Bing, Yahoo, entre outros. 

A Google classifica, então, os melhores e piores conteúdos, colocando aqueles que considera muito bons nas primeiras posições de pesquisa. Como? Não é manualmente, é claro. Esse processo é realizado por meio dos algoritmos – robôs que analisam as páginas e os classificam. 

Portanto, o que são fatores de ranqueamento? São ações que agradam esses algoritmos para que eles classifiquem os sites entre os primeiros lugares. Acredita-se que há mais de 200 fatores de posicionamento atualmente.

Como dissemos, alguns são divulgados pelo buscador, outros são comprovados por estudos e muitos são apenas especulados. Afinal, a Google não quer revelar todos os seus segredos – caso contrário, todos os sites teriam a receita do sucesso em mãos. 

Confira alguns desses fatores

SEO é colocar esses fatores em prática. Todos eles? O máximo que conseguir. Existem as ações on page – as que serão colocadas em prática dentro do site – e as off pages, como os backlinks e outras estratégias fora da página. 

Dentre os fatores on page está a produção de conteúdos relevantes, uso de palavras-chave no domínio, title, meta description e ao longo dos textos do site e blog. 

O site precisa ter uma boa velocidade de carregamento para que o usuário tenha as informações que deseja em pouco tempo de procura. Também é necessário que ele seja mobily friendly e não tenha conteúdo escondido por CSS e JavaScript

Também é recomendado evitar erros de HTML e links quebrados. Até mesmo as imagens precisam ser otimizadas com palavras-chave, os conteúdos precisam ser longos, aprofundados e que correspondam às necessidades dos usuários.

É preciso utilizar links internos também, porque ajudam a Google a entender a hierarquia do seu site e quais páginas são mais importantes. Por isso, o número de links internos para determinada página ajuda a melhorar seu rankeamento no buscador.

A usabilidade do site é importante, assim como a arquitetura das páginas, termos de serviço e privacidade, informações de contato, taxa de rejeição e permanência no site, e muitos outros fatores técnicos. E os fatores de posicionamento externos? Confira!

Fatores off page

Os fatores off page se dão pelas ações de backlinks, que nada mais são do que os links que você recebe de outros sites. Isso mede a autoridade que uma página tem sobre determinado assunto.

Afinal, quando se é especialista em algo, é comum que outras pessoas se referenciam no seu trabalho. É essa lógica que a Google segue! Além de verificar quantos links um site tem, os algoritmos levam em consideração o perfil de links que uma página recebe para medir a sua relevância e autoridade na web.

É preciso que seja de sites confiáveis, com popularidade e relevância. E mais: um site deve ganhar backlinks de forma natural. É necessário prestar atenção em alguns detalhes, como não receber muitos links ao mesmo tempo e de apenas um domínio.

Também não é recomendado colocar links apenas no mesmo texto âncora. Esses fatores evitam que o algoritmo entenda que os backlinks estão sendo feitos a partir de uma aquisição artificial – o que pode ser entendido como black hat.

Esses são alguns dos fatores de ranqueamento mais importantes no mundo de SEO. Com eles já é possível aumentar o tráfego de seu site nos buscadores. Como colocá-los em prática? É possível fazer por conta própria na página ou contar com profissionais de marketing digital – o que é o mais recomendado e efetivo.