O que é e o que faz um headhunter?
Você sabe o que é um headhunter? Muito se fala sobre esse termo no mundo corporativo. Seja para aqueles que estão em busca da recolocação profissional ou para os executivos que precisam contratar novos talentos, o trabalho do headhunter pode ser um divisor de águas.
Em tradução livre, o termo significa caçador de cabeças. Embora pareça um pouco intimidador, os headhunters fazem a ponte entre os melhores profissionais do mercado de trabalho e organizações que estão em busca de novos talentos.
Geralmente, as empresas que contratam esses profissionais abrem vagas estratégicas que visam melhorar o desempenho de uma equipe, abrir novos horizontes e alcançar resultados ainda melhores.
Basicamente, os headhunters são caçadores de talentos. Profissionais muito importantes no mercado de trabalho atual. Para ter bons resultados, a organização precisa ter um time competente e de confiança.
Encontrar profissionais que se encaixem perfeitamente no perfil e expectativa da empresa nem sempre é uma tarefa fácil. É comum vermos organizações com alta rotatividade de funcionários e isso é um grande problema interno.
Nesses momentos, os headhunters são a solução. Eles encontram o profissional ideal para cada vaga – otimizando o processo seletivo da empresa e tornando a contratação mais assertiva.
Para quem está do outro lado da situação, os caçadores de talentos são ótimos aliados. Traçam seu perfil e encontram as vagas que lhe servem, tornando a busca pela recolocação profissional mais rápida e também, assertiva.
Embora as vantagens de contar com os caçadores de talentos sejam enormes, essa área ainda é pouco explorada no país e por isso, muitas dúvidas cercam o tema. Entenda como um headhunter pode auxiliar empresas e profissionais a atingirem seu máximo potencial.
O que um headhunter faz?
Para conseguir unir bons profissionais com vagas estratégias de emprego, os caçadores de talentos precisam ser persuasivos, bons ouvintes e ser ótimos pesquisadores.
O primeiro passo do headhunter é escutar as necessidades de seus clientes – sejam empresas ou profissionais em busca de recolocação no mercado. Nas organizações, por exemplo, esse profissional entende tudo que o candidato deve ter para conseguir suprir as necessidades da vaga.
Qual o melhor perfil comportamental do profissional para aquela vaga, quais as habilidades técnicas, diferenciais, idiomas, quais tarefas o profissional realizará após a contratação, entre outros fatores.
O headhunter deve saber tudo! Após esse entendimento, o caçador de talentos começa a pesquisar os melhores profissionais da área, que se encaixem no perfil desejado – mesmo que eles não estejam disponíveis.
O que isso quer dizer? Quando o melhor profissional da área para aquela vaga já está empregado em outra empresa, o headhunter precisa usar suas técnicas de comunicação e persuasão para convencer a pessoa a, pelo menos, ouvir a proposta que a organização tem a fazer.
Os caçadores de talentos são profissionais ativos, então estão sempre buscando os profissionais ideais. Os headhunters fazem entrevistas, analisam currículos, portfólios, e fazem toda uma avaliação para entender se o candidato é ou não o ideal para a oportunidade.
Os headhunters podem ser fixos ou prestadores de serviços para as empresas, identificando uma escassez de bons profissionais em uma área da organização que os gerentes ainda não perceberam e começar a busca por um ótimo profissional para aquela área.
Quais as vantagens de contar com um caçador de talentos
Contar com um caçador de talentos é ter a certeza de que contrata os melhores profissionais que o mercado tem a oferecer. Quem está em busca de novas oportunidades, terá acesso a vagas mais assertivas.
Os headhunters têm uma rede de relacionamentos mais ampla. Ou seja, o networking desses profissionais abrange diferentes áreas, regiões e qualificações profissionais. Com certeza, encontrar o funcionário ideal será mais fácil com essa rede de relacionamento.
Esses profissionais têm melhor capacidade de mapear o mercado e com esse método de seleção diferenciado, eles conseguem apresentar as melhores opções de acordo com a visão e necessidade da instituição.
O processo seletivo se torna mais otimizado, indo para entrevistas com os gerentes da empresa apenas aqueles que realmente têm potencial – comportamental e profissional.
Outro ponto positivo é que recrutar profissionais de cargos mais altos, como diretoria, presidência ou vice-presidência, é ainda mais complicado. Isso porque, muitos já estão empregados ou não são encontrados pelas formas tradicionais de seleção.
Os headhunters oferecem serviços assertivos, apurados e extremamente qualificados.
Onde encontrá-los?
Os caçadores de talentos podem trabalhar de diferentes formas. Podem ser profissionais fixos dentro de uma empresa que auxilia nos processos seletivos e na análise interna para entender sobre a qualidade das equipes.
Também encontramos headhunters autônomos, os quais são prestadores de serviços. Para encontrá-los, basta uma pesquisa no Google e um telefonema.
Também existem as empresas de caçadores de talentos, onde encontrará dezenas de profissionais qualificados e disponíveis para a realização do processo seletivo desejado.
Seja qual for o modelo de contratação do seu headhunter, garanta que está contratando um profissional de excelência que te ajudará a elevar sua carreira ou prospectar os melhores talentos do mercado para sua empresa.