Entenda como cuidar do seu ar condicionado e aumentar sua durabilidade!

5

Não compre um ar condicionado antes de ler este conteúdo: saiba como cuidar do aparelho!

Investir em um ar condicionado é um grande avanço para a qualidade de vida das pessoas. Entretanto, ter esse aparelho não é apenas comprar a máquina, instalar e começar a usar. 

É importante frisar que o ar condicionado não é como qualquer outro eletrodoméstico. Essa máquina exige alguns cuidados periódicos para que tenha maior durabilidade, permaneça sempre em bom estado e seja saudável para as pessoas que o usufruem.

Muitas pessoas não sabem desses cuidados, compram o ar condicionado e acabam se decepcionando. Sem as manutenções necessárias, esse aparelho consome mais energia, deixa o ar mais seco, não climatiza de forma eficiente e propaga bactérias e fungos pelo ambiente. 

Então, além de investir em um aparelho e não ter o retorno esperado, ainda sofre o risco de desenvolver doenças respiratórias com seu uso. Mas, não se espante! Não queremos dizer que o ar condicionado não deve ser usado.

Pelo contrário, como adiantamos no início do conteúdo, essa máquina pode melhorar e muito o bem-estar e conforto térmico das pessoas. Quem nunca sonhou com um ar condicionado nos dias quentes?

O que queremos alertar com este conteúdo é que o ar condicionado exige cuidados para ser tão benéfico. Antes de investir nesse aparelho, se atente a estes fatores. 

Esses cuidados são chamados de manutenções preventivas. Saiba o que é esse conjunto de medidas de prevenção e como colocá-las em prática!

 O que é manutenção preventiva de ar condicionado?

Manutenção preventiva de ar condicionado é um conjunto de serviços feitos no aparelho para mantê-lo funcionando bem. Basicamente, é o conserto de pequenas falhas para que não se tornem grandes problemas. 

É como uma revisão da máquina. Os profissionais contratados para esses serviços analisam todas as peças para identificar se todas estão funcionando perfeitamente ou precisam de ajuste para não quebrarem no futuro. 

Algumas dessas medidas: limpeza do ar condicionado e da mangueira de drenagem, a higienização da bandeja de drenagem, verificação do encaixe das aletas e revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor.

Também é feita a revisão do sensor de temperatura (caso exista), ajuste dos parafusos do gabinete, conferência se há falha nas bobinas e compressores, entre

outras soluções mais técnicas. 

A limpeza geral do ar condicionado pode ser feita superficialmente em casa. O recomendado é contratar profissionais para fazer essa e todas as outras atividades que citamos. É um aparelho complexo e que exige cuidado ao manuseá-lo. 

Então, o melhor é ter cuidado e contar com o apoio de profissionais. Com isso esclarecido, entenda quais os perigos de não fazer manutenção preventiva na sua máquina. Não corra esses riscos!

 Por que é arriscado deixar de fazer manutenções no seu ar condicionado

Muitos acreditam que deixando de fazer manutenções preventivas do aparelho estão economizando. O que é um grande erro! O custo que terá caso o aparelho pare de funcionar ou tenha falhas mais graves é muito mais elevado do que manter os cuidados necessários. 

Além de que, em alta temporada, a chance de ficar sem o ar condicionado por dias até que o problema seja resolvido é grande. Em nenhum cenário é mais vantajoso deixar de cuidar do aparelho. 

Caso deixe a manutenção preventiva de lado, seu ar condicionado pode apresentar mau funcionamento, maior consumo de energia, mau cheiro, vazamento de água, falhas repentinas e piora na qualidade do ar. 

O aparelho filtra o ar do ambiente, o refrigera e depois o solte no ambiente. É assim que essa máquina funciona. Quando a limpeza do ar condicionado não é feita, o filtro fica cheio de bactérias e fungos até que, em algum momento, começam a ser liberados para o ambiente. 

Ou seja, todos esses microrganismos ruins são jogados no ar em que respira, podendo causar ou agravar doenças respiratórias. Em alguns casos, o aparelho também pode consumir mais umidade do ar, o tornando mais seco no ambiente.

O que também é prejudicial para a saúde. Então, cuidado. O perigo pode ser maior do que imagina. Tudo isso pode ser evitado ao manter cuidados com periódicos com a máquina.

Quando e como fazer?

Não é preciso fazer todas essas manutenções uma vez ao mês. Cada medida da manutenção preventiva exige periodicidades diferentes, algumas devem ser feitas anualmente, todo trimestre ou mensalmente. 

O ideal é entrar em contato com empresas especializadas na manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado e entender quais os cuidados necessários com a sua máquina no momento e qual a melhor periodicidade para garantir a segurança da máquina e de quem a usufrui. 

Como fazer? O mais recomendado é procurar por essas empresas qualificadas com profissionais experientes no serviço. O ar condicionado tem diversas peças e saber como retirá-las e colocá-las de forma correta é essencial para não prejudicar seu funcionamento.

Não deixe medidas tão importantes de lado, faça um orçamento e se programe para cuidar do seu ar condicionado. Assim, terá um ambiente fresquinho o ano todo com segurança e ar de qualidade.