Qual melhor reels ou Tiktok?

Qual melhor reels ou Tiktok?

Qual melhor para se trabalhar: reels ou Tiktok? Então, essa é uma dúvida cada vez mais comum de quem utiliza os vídeos curtos como estratégia de marketing digital.

Isso porque, ambos estão ganhando bastante espaço e popularidade nos últimos anos e com certeza em algum momento você já pensou em se dedicar a um ou outro exclusivamente.

Porém, mesmo sendo uma proposta parecida, a verdade é que existem diferenças entre eles que são importantes de se atentar.

Além disso, você deve considerar também a sua estratégia utilizada e seu público alvo para decidir qual utilizar hoje.

Então, é sobre isso que vamos falar aqui hoje, mostrando as diferenças e apontando qual é o melhor para se trabalhar: reels ou Tiktok! Vem com a gente conferir!

Reels ou Tiktok – Um comparativo!

Então, para começar, a principal diferença entre elas é que o Tiktok é uma rede social que trabalha de forma exclusiva com a produção e edição de vídeos curtos, bem como o compartilhamento deles.

Por sua vez, o reels é um recurso que está disponível no Instagram. Logo, é um formato que esta rede social criou para que os usuários consigam produzir e consumir conteúdos mais dinâmicos.

Após entender essa diferença principal, abaixo vamos fazer uma análise do que é oferecido por cada um para que você decida qual é o melhor: reels ou Tiktok. Veja!

Ferramentas de edições

Quando o assunto são recursos para edição, o Tiktok e o Reels são excelentes, pois contam com uma variedade de ferramentas, desde as mais básicas, como adicionar textos e emojis, até as mais avançadas, como mudar a velocidade do vídeo e aplicar efeitos de transição.

No entanto, neste quesito o Tiktok ganha, já que ele foi desenvolvido exclusivamente para ser uma plataforma de vídeos curtos, assim acaba saindo na frente em termos de edições, efeitos, filtros e etc.

Porém, isso acaba não sendo tão significativo, já que hoje existe a possibilidade de criar vídeos em qualquer aplicativo e compartilhar sem marca d’água no reels, por exemplo.

Músicas

A trilha sonora faz muita diferença em um conteúdo que está em vídeo. Por isso, o Tiktok e o reels disponibilizam uma biblioteca bastante completa de músicas para os usuários.

Contudo, o reels acaba sendo melhor em termos de biblioteca de músicas, pois o Instagram tem um acervo impressionante, com áudios diversos e que muitas vezes o Tiktok não disponibiliza.

Aliás, apesar do Tiktok ter seu próprio acervo, ele é considerado bastante escasso, o que faz com que muitos usuários precisem fazer uso da biblioteca do próprio celular para realizar a sua edição de vídeos.

Alcance dos vídeos

Quando o assunto é reels ou Tiktok, o que interessa realmente quem cria conteúdo é o alcance dos vídeos. Afinal de contas, o objetivo é chegar até o máximo de pessoas possíveis.

Desse modo, é possível se tornar conhecido e começar a faturar no Instagram ou Tiktok, não é mesmo?

Então, aqui há um empate, pois ambas as plataformas e seus recursos se utilizam dos algoritmos para recomendar os vídeos, ou seja, não há uma receita pronta para viralizar.

Basicamente o que é levado em consideração é o interesse dos usuários e assim a plataforma vai indicando o que pode fazer sentido para aquela pessoa.

Obviamente que para viralizar e ter mais visualizações no reels ou Tiktok o importante é acompanhar as tendências e produzir conteúdos originais e de qualidade.

Caso queira ir além, também existe a possibilidade de anunciar em ambas as plataformas: pelo Tiktok Ads ou através do Facebook Ads, que está ligado ao reels do Instagram.

Interação dos usuários

Quando se fala em interação dos usuários, ambos conseguem ter grande destaque e engajar de forma impressionante, uma vez que os vídeos curtos são mais dinâmicos que conteúdos parados.

Eles são apresentados de forma vertical no Tiktok ou reels e basta que o usuário arraste para cima para ir acompanhando.

Aliás, essa forma de interação ajuda o algoritmo a entender o interesse dos usuários e indicar o que faça sentido.

Além disso, os botões de curtir, comentar e compartilhar são identificados com facilidade por quem está assistindo, facilitando assim o engajamento que é tão importante para quem trabalha com internet hoje.

Análise dos resultados

Para entender como as suas estratégias no reels ou Tiktok estão se saindo, é fundamental que exista o hábito de analisar as métricas de alcance e outras informações que ambas as plataformas disponibilizam.

Então, a boa notícia é que tanto o Tiktok quanto o reels podem facilmente ser medidos através dos recursos existentes em cada um deles.

Para o Instagram, por exemplo, existe o insight, recurso que permite que você confira quantas curtidas o seu vídeo teve, quantos compartilhamentos, quantas pessoas salvaram, as interações existentes e muito mais.

Por sua vez, o Tiktok tem o chamado Tiktok Analytics, recurso que está disponível para as contas Pro, em que você se torna capaz de acompanhar o desempenho das suas estratégias, tendo um relatório completo de cada conteúdo.

Então, quando se fala em análise dos resultados, tanto o Tiktok quanto o reels dão ao usuário essa possibilidade de conferir as métricas e melhorar as suas estratégias.

Reels ou Tiktok: qual é o melhor?

Agora que você já tem esse comparativo entre ambos, é natural que agora você queira saber qual é o melhor: reels ou Tiktok?

Como você deve ter notado, os dois são bem semelhantes e empatam em vários sentidos, desde a possibilidade de análise de métricas até a questão de alcance.

Logo, hoje os especialistas em marketing digital sempre indicam que a produção de conteúdo aconteça em ambas as plataformas, tanto no Tiktok quanto no reels.

No entanto, se você só quer produzir para um apenas, deve-se analisar o seu público alvo, ou seja, as pessoas que você deseja atingir na internet hoje.

O reels, diferente do Tiktok, tem um público mais amplo, já que essa rede social é utilizada por jovens, adultos e até idosos. Então, se o seu público é mais aberto em idade, o reels é o melhor.

Entretanto, se você trabalha com produção de conteúdo para um público mais jovem, entre 15 a 25 anos, o Tiktok acaba sendo uma ferramenta mais interessante.

Contudo, entenda que esse público tem uma certa dificuldade de concentração. Por isso, quem produz para o Tiktok deve fazer isso com maestria, criando vídeos que prendam atenção, caso contrário será difícil ter resultados.

Conclusão

Aqui você viu uma análise completa sobre qual é a melhor: reels ou Tiktok! Como visto, tudo depende da sua estratégia e do seu público alvo, pois ambos são parecidos, mas apresentam diferenças.

O Tiktok é mais jovial, com conteúdo dinâmico e que deve prender a atenção do usuário. Enquanto o reels acaba sendo mais democrático, já que no Instagram está um público mais diversificado.

Por essa razão, vale uma análise do seu objetivo, entendendo o que seu público busca efetivamente e a partir daí começar a sua produção de conteúdo.

Como citamos, o ideal é usar ambas as plataformas, pois elas apresentam um potencial incrível de engajamento e o uso do Tiktok e reels vai sim potencializar seus resultados na internet.