O que é uma cota de consórcio?

5
Consórcio rendimento

O que é cota de consórcio? Entenda para que serve este recurso

Consórcio é uma modalidade de compra muito falada nos dias de hoje. É uma opção de compra diferente das demais encontradas no mercado, sendo uma ótima solução para quem quer comprar um bem, mas não tem o valor à vista em mãos. 

O consórcio nada mais é do que um autofinanciamento. As vantagens dessa modalidade são diversas, mas para investir nela é preciso entender cada detalhe da operação. Assim, fará negócios seguros e tranquilos. 

Por ser uma modalidade diferente, há muitas dúvidas sobre o tema e principalmente, em relação aos diversos termos sobre consórcio que existem. Além dos mitos sobre o assunto.

Cota, contemplação, lances e administradoras são alguns exemplos disso. Para entender o que todos esses termos significam e como funcionam na prática, é preciso compreender o processo do consórcio.

 Como é a operação de um consórcio?

Não é tão complicado quanto parece. O consórcio é uma modalidade de compra em grupo. Isso é: pessoas com o mesmo interesse – compra de um carro, por exemplo – se reúnem para adquirir o bem. 

Todos os integrantes desse grupo contribuem com uma quantia pré estabelecida mensalmente, formando um fundo coletivo com valor suficiente para que todos recebam o valor à vista da compra desejada. 

Uma vez ao mês, durante as assembleias, um participante é sorteado para ser contemplado com o valor desejado. Ou seja, é sorteado para receber a carta de crédito – um documento com o valor à vista do bem que deseja. 

Então, a contemplação é o momento no qual algum integrante recebe o valor da compra à vista. Caso um integrante precise dessa carta antes de ser sorteado, precisará fazer um lance com mais aporte financeiro.

Se o valor for o maior oferecido no lance daquele mês, poderá receber a cota antecipadamente. Simples, certo? Todo esse processo é organizado pelas administradoras. 

São empresas especializadas em consórcio que organizam e mantêm a segurança da operação. Após a contemplação, o participante deve permanecer contribuindo mensalmente para que todos os outros também sejam contemplados.

O que é cota de consórcio?

Com a breve explicação sobre a operação do consórcio, já é possível se familiarizar com alguns dos principais termos desta modalidade. O conceito da contemplação, lances, cartas de crédito e administradoras ficou claro? 

O que mais gera dúvidas sobre o consórcio são as cotas. Basicamente, esse termo se refere à identificação do consorciado no grupo. Por meio desse número de identificação, é possível conferir o histórico de pagamento do integrante, qual seu plano, se já foi contemplado, dentre outras informações importantes.

A cota de um consórcio nada mais é do que a parte que cada participante detém na formação do fundo coletivo do grupo em que participa. 

É possível, ao entrar em um grupo de consórcio, comprar mais de uma cota. Afinal, com uma cota, há uma chance de ser sorteado. Com duas cotas, o participante dobra suas chances.

Quando o participante é sorteado, ele recebe a carta de crédito que possibilita a compra. Essa carta também pode ser chamada de cota contemplada. 

O que mais gera dúvidas sobre o tema é que atualmente, é possível comprar uma cota contemplada e já entrar no grupo do consórcio com a carta de crédito em mãos. Como? Veja a seguir.

Como funciona a compra de cotas contempladas?

Alguns participantes podem vender suas cotas como investimento ou apenas porque não desejam mais adquirir aquele bem pré determinado. Desta maneira, está vendendo sua posição no grupo dos consorciados. 

Ao passar a titularidade, o novo proprietário da cota substituirá o antigo participante, assumindo as parcelas que restam. Caso a cota seja contemplada, já entrará no consórcio com o status de contemplado.

Ou seja, terá a carta de crédito em mãos com o valor total da compra do bem à vista pronta para ser usada. A compra de cotas contempladas é legal e deve ser feita por intermédio das administradoras. 

Para quem está comprando, é uma grande oportunidade de adquirir o bem que tanto deseja de forma imediata. Para o vendedor, pode ter um retorno maior do que o valor investido até o momento, saindo também com vantagem. 

Então, cota é a identificação de um consorciado no grupo. É possível comprar mais de uma cota para ter mais chances de ser sorteado e também é permitido vender cotas para outras pessoas – estando contemplada ou não.

Pessoas que querem comprar um bem imediatamente mas não têm o valor total da compra, a compra de cotas contempladas pode ser a solução!