3 razões para não olhar na próxima vez que você passar por um acidente de carro

7
Distração ao dirigir
Diminuindo o tráfego

Milhões de pessoas dirigem todos os dias, então não é surpreendente que nos deparamos com um acidente de carro de vez em quando durante nosso trajeto diário. No entanto, quando isso acontece, muitos motoristas tendem a diminuir a velocidade e olhar para o acidente de carro. Este fenômeno é conhecido como emborrachamento e pode ser muito perigoso.

Embora seja tentador tentar ver o que está acontecendo, é altamente recomendável que você evite fazer isso, pois isso pode causar acidentes graves. A seguir estão três razões para não olhar na próxima vez que você passar por um acidente de carro:

1. Distração ao dirigir

Rubbernecking é basicamente uma forma perigosa de direção distraída, pois serve como distração mental e visual. De acordo com as estatísticas, cerca de 20% de todos os acidentes rodoviários relatados são causados  por distração ao dirigir e quase 16% das mortes no trânsito são o resultado de dirigir distraído. 

Quando você olha para um acidente de carro enquanto passa, você está tirando os olhos da estrada. Isso aumenta o risco de acidentes. E como muitas pessoas fazem isso, é fácil ver por que tantos acidentes de carro são secundários. Mesmo se olhar fixamente por alguns segundos, você corre o risco de perder um veículo que frear repentinamente ou virar para a sua faixa.

Distração ao dirigir
um acidente de carro na estrada.

2. Diminuindo o tráfego

Mesmo que a verificação não cause um acidente na estrada, pode diminuir o fluxo geral do tráfego. Você está basicamente se colocando em perigo ao diminuir a velocidade para ver um acidente de carro na estrada. 

Isso ocorre não apenas porque você está desacelerando, mas também está distraído. Isso pode causar um acidente. E quando outros motoristas fazem o mesmo, isso pode levar ao congestionamento da estrada, que se torna um terreno fértil para acidentes de carro. É por isso que é importante manter uma velocidade constante. Ao fazer isso, você pode manter o tráfego em movimento e se manter seguro.

3. Perda de controle

Encarar um acidente de carro enquanto passa pode levar a outro problema: a perda de controle, que pode resultar em ferimentos graves e até morte. Além disso, ao ver um acidente de carro e não prestar atenção ao que dirige, você está violando seu dever de cuidar de oferecer um ambiente razoavelmente seguro para outras pessoas na estrada. Tal irresponsabilidade está sujeita a responsabilidade, o que normalmente significa que você terá que pagar uma indenização às vítimas em caso de acidente.

Palavra final

Embora possa ser tentador ficar olhando quando você passa por um acidente de carro, na verdade é muito irresponsável e perigoso. Quando você olha para um acidente de carro enquanto dirige, pode percorrer uma grande distância em apenas alguns segundos. 

É tempo suficiente para sair da estrada ou bater em outro veículo ou objeto. Além disso, se outros motoristas estiverem fazendo o mesmo, eles podem atropelar você e resultar em lesões no pescoço ou nas costas. Já é um acidente, não deixe a sua tentação de olhar causar outro!

Caso você se envolva em um acidente conta com nossa empresa de serviços de reboque para auxiliar no seu resgate.

 

Veja também: GNV Abastecimentos