Como Pesquisar Sites Concorrentes?

23
Como pesquisar sites concorrentes

Pesquisar sites concorrentes pode ser uma boa estratégia para não acabar criando um projeto com baixa chance de destaque por ter muitos semelhantes.

No entanto, com o mar aberto que é a internet, pode ser um pouco complicado fazer esta pesquisa de maneira certeira, sendo necessário seguir algumas dicas.

Este material foi produzido com o intuito de te ajudar a encontrar mecanismos para pesquisar sites concorrentes e a partir disso conseguir trabalhar adequadamente.

Então, se é isto que você está buscando, venha conferir!

1. Use ferramentas para encontrar sites e links parecidos

Não existe forma mais fácil de pesquisar sites concorrentes do que usando ferramentas para isto.

Enquanto em uma busca manual teríamos que olhar um por um, com estes recursos conseguimos encontrar o número de concorrentes com uma busca simples.

Existem muitas opções de plugins deste tipo, sendo que com eles é possível encontrar desde nomes de sites parecidos, até ramo de atuação e posts semelhantes.

Este tipo de ferramenta é interessante para um uso prolongado, pois também te ajudaria a elaborar posts originais, e com maior chance de acessos.

Algumas opções te ajudam também a encontrar palavras chave e verificar a possibilidade de ranqueamento da mesma, como é o caso da Ubersuggest.

Para encontrar alguma, basta procurar por “ferramentas para sites concorrentes”, e aparecerão diversas opções, algumas gratuitas, e outras pagas.

veja nossos outros posts:

2. Busque acompanhar algo sobre sites concorrentes

Acompanhar os sites concorrentes pode também ser algo feito no dia a dia, bastando usar recursos para te ajudar.

A melhor forma de fazer isso é seguir seus sites concorrentes em redes sociais, ou até mesmo cadastrar seu e-mail para receber notificações e novidades.

Isto te ajudará a se guiar com seu site, e também servirá para observar o que é tendência naquele momento para o seu nicho.

Isto pode ser feito em seu dia a dia e sem grande dificuldade, pois seguindo nas redes sociais você pode acompanhar em um momento descontraído, e cadastrando seu e-mail você receberá a todo o momento atualizações.

Este é um jeito mais tranquilo de acompanhar seus concorrentes, pois quando realmente precisar você já terá uma boa noção de como está o cenário.

3. Tome cuidado para não produzir conteúdos iguais aos de seus concorrentes

Esta não é necessariamente uma dica para pesquisar sites concorrentes, mas não deixa de ser uma dica fundamental para usar depois da pesquisa.

Um dos perigos de pesquisar sites concorrentes é acabar se inspirando até demais em seu layout e conteúdo, o que não é bem visto neste meio.

É importante que entendamos o intuito de pesquisar, que nada mais é do que acompanhar as tendências do ramo, e também tomar cuidado para não acabar tendo ideias muito parecidas com outras que já existem.

Por isso, use este recurso de inspiração, mas não siga exatamente os passos de seus concorrentes, pois pode acabar pegando mal e prejudicando a sua originalidade.

Seguindo estas dicas, pesquisar sites de concorrentes será muito útil para você, e certamente te ajudará a evoluir com seu site!